Ferramentas Pessoais

Fundamentos

O planejamento e gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software é uma prática particularmente complexa. Poucas empresas trabalham atualmente com procedimentos formais mesmo que está demonstardo a nível internacional que as empresas desestruturadas tem probablidades 4 vezes maiores de ter projetos cancelados e atrasados.

O PMI, Project Management Institute inclue a prática de estimativa dentro das áreas de conhecimento do PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Esta prática permite ir desde a especificação do sistema até o cronograma de desenvolvimento e implantação com alocação de recursos e custos.

Logo KPlan bwO Knowledge Plan é o sucessor mais recente dos mecanismos de estimativas desenvolvidos pela SPR desde 1985.

Este sistema oferece apoio à prática de estimativa de projetos de software aplicando análise por pontos de função incluindo fatores de ajuste.


O Knowledge Plan permite conhecer o impacto de compensação de fatores que impactam no desenvolvimento de software para obter o produto final considerando escopo, prazo, qualidade e custo final do sistema. Considera não apenas atividades de desenvolvimento como muitos métodos simpleficados, pois inclue gerenciamento, documentação e provas entre outros tipos de atividades necessárias mas não diretamente relacionadas ao desenvolvimento.


Pode explorar os impactos que tem no projeto diversos fatores gerenciais, metodológicos e técnicos incluindo a participação do cliente nos testes, o relacionamento entre equipes geográficamente distribuidas,o conhecimento da equipe das linguagens usadas no sistema entre outros fatores de ajuste.


O Knowledge Plan integra com sistemas de gerenciamento de projetos como Microsoft Project e Artemis. Assim é possível exportar a estimativa acordada com o cliente para acompanhamento detalhado no sistema corporativo de gerenciamento de projetos. Pode ser importada a nova situação para estimar o faltante do projeto. Assim podem ser estmados também projetos parcialmente concluidos.


São apoiados diferentes estados de ciclo de vida do sistema que será estimado, considerando o conhecimento que exista sobre o escopo e características do sistema. Assim o Knowledge Plan consegue estimar um projeto novo por semelhança com outros sistemas em sua base de conhecimento, por componente e no estado de maior detalhe, permitindo que o usuário informe os pontos de função e defina os fatores de ajuste.


Características


O sistema está formado por uma ou mais bases de conhecimentos de projetos realizados, informação do dominio de desenvolvimento de software e metodologias de desenvolvimento.

Formação KBase
O software inclue a base de conhecimento geral composta de projetos analisados pela SPR. Atuualmente esta base de conhecimento tem aproximadamente 12.000 projetos. A SPR oferece bases de conhecimentos específicas para projetos da área financeira e de tecnología. O sistema permite que o cliente ajuste a base de conhecimento ou forme a propria.

Diagrama Funcional KPlan

Do dominio de desenvolvimento inclue fatores tais como recursos genéricos disponíveis, custos unitários e fatores de ajuste como por exemplo uso de metodologias, conhecimento de ferramentas, conhecimento do tipo de aplicativo sendo desenvolvido entre outros. Podem ser definidos dominos para usos diversos.


As metodologias refletem as etapas e atividades que devem ser desenvolvidas para diversos tipos de projetos, clientes, etc. A forma de apresentação é em modelos de projetos,

Modelo Knowledge Plan

Para fazer uma estimativa o usuário aplica um assistente que fornece uma visão inicial que posteriormente pode ser ajustada com fatores de ajuste ou com outra forma de estimar. As estimativas são guardadas em banco de dados SQL ou em banco desktop para permitir a compraração "what if" de diferentes soluções. A colaboração entre equipes desenvolvedoras ou de projetos dispersas geográficamente na empresa é apoiada pelo uso de banco de dados SQL para guardar as bases de conhecimento, dominios, metodologias e estimativas.

Fatores de Ajuste

Os assistentes de objetivos permitem gerar alternativas que priorizam o prazo, a qualidade ou situações balanceadas. Utilizando a estimativa acordada com o cliente podem ser emitidos diversos relatórios para serem impressos ou publicados em formato web. O planejamento detalhado do projeto e o acompanhamento são feitos exportando a estimativa gerada a Microsoft Project ou Artemis.

Reporte Comparativo Qualidade

Os relatórios de gestão são muito importantes para a comunicação da área desenvolvedora internamente e com o cliente. Entre alguns relatórios de grande utilidade é o relatório de qualidade que mostra quanto defeitos não serão removidos do sistema, considerando o esforço de testes previsto. Outro relatório comprativo muito ilustrativo da qualidade que pode ser esperada de um sistema em particular respeito de outros mostra quais fatores de ajuste beneficiam o projeto e quais prejudicam.


Folheto


O folheto explicativo do Knowledge Plan por ser obtido aqui.