Ferramentas Pessoais

BPM com Bonita

A prática de Business Process Management conta com excelente apoio no sistema Bonita, disponibilizado em software livre.

BPM com Bonita

Bonita

A execução de nossas atividades num dia de trabalho muitas vezes dá a impressão de falta de eficiência, falta de coordenação com outras pessoas ou mecanismos e falta de visão dos objetivos, resultados e etapas de nossas atividades. Hoje, a grande maioria das empresas e pessoas percebem as vantagens de se aumentar a eficiência, obter visibilidade sobre o estado das ações e estruturar a empresa focando-se nos fluxos de trabalho e processos. As empresas desejam capturar o conhecimento, aplicar as melhores práticas, incorporar decisões humanas nos fluxos de trabalho – ou workflows –, reutilizar a experiência adquirida e implementar as necessidades da forma mais simples possível.


O sistema Bonita e seu complemento Orchestra são membros do consórcio OW2, com forte apoio da Bull e da France Telecom. A missão do Bonita é gerenciar workflows de longa duração, orientados a processos com interação humana e com integração à automação de processos. O termo longa duração, no caso, significa que o software não se foca exclusivamente em processos automáticos realizados por um sistema.


É dificil imaginar uma situação que requeira o serviço de workflow para a qual o Bonita não seja uma solução excelente. A empresa que implementa Bonita conta com uma plataforma relativamente completa, muito modular, com grande capacidade de expansão, aderente a padrões, adaptável a arquiteturas corporativas complexas ou simples e com o apoio de uma organizações como OW2 e Bull.

O artigo publicado na Linux Magazine, Brasil pode ser lido aqui.

Conteúdo relacionado