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Construindo com Software Livre

Uso de Gestão Eletrônica de Documentos para a documentação do projeto Petrobras

Construindo com Software Livre

Alfresco ECM

Em meados de 2007 a empresa Construcap estava procurando um sistema para gerenciar a documentação e os fluxos de aprovações entre ela, os parceiros de engenharía e o cliente final, Petrobras. A Construcap elaborou um edital onde foi especificada a funcionalidade completa que o sistema devería atender. Após avaliação da especificação e diversas reuniões com apresentação do sistema nas áreas envolvidas da Construcap, foi escolhido o Alfresco.

Nas palavras do gerente de TI, Álvaro Machado:


Linux Magazine» Por que a opção pelo Alfresco? A Construcap também avaliou sistemas proprietários?

Álvaro Machado» Na realidade, o Alfresco surgiu mais tarde. Primeiramente, fomos buscar soluções que já conhecêssemos,dentro da nossa arquitetura (todos os nossos servidores e desktops têm sistemas Microsoft). A solução, nesse caso, era o Sharepoint, da Microsoft, que já é fornecido junto com o sistema operacional. Porém, quando avaliamos de verdade o uso do Sharepoint, vimos que as coisas não estavam tão prontas quanto imaginávamos: o volume de customizações seria grande demais, pois ele oferece apenas um esqueleto. Além disso, nas simulações que fizemos, detectamos algumas questões de performance, além do problema da falta de um banco de dados (hoje, já solucionado no Sharepoint) e da ausência de uma solução de workflow. Sabendo, então, que essa solução não supria nossas necessidades, abrimos nosso leque de busca. Avaliamos a solução da Xerox (Documentum) e a de alguns fornecedores de sistemas ERP, mas todas foram insatisfatórias por não resolverem especificamente as nossas questões. Finalmente, conhecemos o Alfresco numa reunião com a Konsultex, na qual procurávamos um sistema de gerenciamento de projetos, mas descobrimos que nossa real necessidade era uma solução GED.


O projeto de implementação foi conduzido com diversas entrevistas nas áreas envolvidas e prototipação da parametrização necessária para atender as necessidades do projeto de gestão eletrônica de documentos. O fato da participação dos envolvidos em todas as etapas do projeto de implementação fez o sucesso do sistema


Linux Magazine» Quanto tempo durou o processo de planejamento e implantação do Alfresco?

Álvaro Machado» A escolha da solução foi feita em junho de 2007, e em setembro o sistema já estava em uso. Ou seja, foram 90 dias, que incluíram o detalhamento dos requisitos, entrevistas com os usuários, modelagem e validação das diferentes situações. Em resumo, foram vários ciclos de prototipação e teste. Comparando com outros projetos nossos, a implantação do Alfresco foi um sucesso, pois não ocorreram atrasos e a qualidade da solução estava de acordo com o que desejávamos ter.

O artigo na Linux Magazine com a entrevista do gerente de sistemas da Consutrucap pude ser lido aqui.

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